CONCEPT DE UM VEÍCULO
Para este trabalho, vai ser construído um veículo de escolha livre, desde que tenha uma justificação como veículo. O trabalho pode conter uma pequena memoria descritiva opcional, e deve ter tantas vistas quantas sejam necessárias para explicação do mesmo.
Veículo (do latim vehiculum) é uma máquina que transporta pessoas ou carga. Ou seja tem uma definição abrangente e pode adquirir muitas formas diferentes. Então, quase qualquer coisa pode ser um veículo, desde que transporte pessoas ou cargas do ponto A para o ponto B. Num extremo, um portal pode ser um veículo. De resto temos veículos mais convencionais, carros, bicicletas, aviões etc, e menos convencionais como elevadores, cordas/aparelhos de rapel, canais, etc.
SUGESTÃO DE TRABALHO
Primeiro à que estipular a classe do veiculo e o seu propósito. Pode ser um veiculo tematico, ou seja para alem da sua classe base, pode ter um propósito muito especial:
Syd Mead (Blade Runner)
No exemplo anterior, temos não só um carro, mas um carro com a particularidade de ser um carro da policia, num futuro próximo e que consegue voar. Podia ser um camião que transportasse exclusivamente lagostins. Qualquer principio pode ser valido desde que fundamentado, mas como anteriormente demonstrado, é preferível sempre ligar conceitos (veículo / tempo / função específica / utilizador / estado / particularidades distintivas).
Como os veículos geralmente são construídos (não orgânicos) convém ter algumas preocupações geometricas. Deve-se começar pelas áreas base que vão constituir o veiculo, estabelecendo-as apenas em blocos:
Feng Zhu
Depois dos blocos feitos, começar a estabelecer pormenores e detalhe que estejam de acordo com a forma do veículo.
O elemento humano é sempre importante em termos de escala, podendo-se atribuir outros elementos dramáticos à cena para além do veículo.
Feng Zhu
A finalização de cada veículo fica ao critério de cada um:
Eric Guillon
Michal Kus
ENTREGA
O exercício tem a duração de uma semana e é para entregar até dia 1 de dezembro.
AUTOR DA SEMANA - SCOTT ROBERTSON
Scott Robertson é um artista de concept conhecido por filmes como o Minority Report (2002). Tem a particularidade de estar mais ligado a concept de veículos. Possui bibliografia particularmente interessante nessa área (ex: "How to draw cars the hot wheels way") , tal como livros mais generalistas ligados a concept ("How to Draw: drawing and sketching objects and environments from your imagination" e "How to Render: the fundamentals of light, shadow and reflectivity")