INTRODUÇÃO
O exercício proposto para esta semana prende-se com os diferentes formatos que o corpo humano pode adquirir e a sua distribuição de gordura subcutânea. O corpo, segundo William Sheldon(1898-1977) pode subdividir-se em 3 tipologias genéricas: ectomorfico, mesomorfico e endomorfico.
Ectomorfico: corpo mais delgado, geralmente menos gordura subcutânea.
Mesomorfico: corpo mais atlético e maior facilidade de ganhos musculares.
Endomorfico: corpo mais largo, maior facilidade em adquirir gordura.
Estas três subdivisões no entanto não são estanques, podendo haver variações, misturas e particularidades comuns entre cada uma destas (ex. pessoas com tendência a acumular gordura na parte superior do corpo mas não na parte inferior). De notar que os tipos de corpo variam consoante o sexo, especialmente notando a zona pélvica em que o conjunto dos ossos pélvicos femininos tendem a ser bastante mais largos que os masculinos.
Relativamente à gordura, esta varia de caso para caso e especialmente consoante o sexo. Uma das grandes diferenças relativamente à distribuição de gordura corporal é que enquanto o homem tendencialmente acumula gordura na zona abdominal, a mulher tem tendência a acumular gordura nos braços e nas coxas. Atenção que qualquer tipo de corpo apresentado acima pode conter mais ou menos gordura subcutânea.
TRABALHO
É proposto aos alunos que realizem seis desenhos - três de uma figura masculina e três de uma figura feminina:
1.Figura feminina extremamente magra
2.Figura feminina média
3.Figura feminina extremamente gorda
4.Figura masculina extremamente magra
5.Figura masculina média
6.Figura masculina extremamente gorda
Pode-se escolher qualquer tipologia de corpo, visto qualquer tipologia de corpo poder ter diferentes índices de gordura. O corpo tem de ser da mesma personagem. A personagem convém ter pouca ou nenhuma roupa.
NOTA: Este exercício apenas tem uma semana de execução e não duas como erradamente foi comunicado anteriormente, sendo portanto para entrega no dia 20 na pasta C4.
EXEMPLOS GENÉRICOS
EXEMPLOS DE ALUNOS
Sem comentários:
Enviar um comentário