As aulas de concept art II, vão ser divididas em 3 modulos:
Modulo A - Ambiente interior (3 exercícios)
Modulo B - Ambientes exteriores (3 exercícios)
Projecto final - (restantes aulas)
Esta aula será referente ao modulo A, primeiro exercício, ou seja A1.
PRAZO
É para colocar o exercício A1 na drive partilhada até dia 9 de Março.
CONCRETIZAÇÃO
Neste exercício será construído um ambiente interior de um "quarto". Quando se refere "quarto" pensa-se em qualquer ambiente cuja função principal seja descansar, podendo ter funções secundarias. Não tem portanto de ser um quarto típico, pode ser uma caserna, uma enfermaria, uma tenda, etc.
Para realização do exercício é necessário não só pensar o espaço, mas também quem o habita, em que época se insere e qual é o seu estado. Ou seja, quem habita o quarto, se é arrumado ou não, que profissão tem, que equipamento é necessário para ser um quarto confortável para a personagem, se é que é confortável. Existe toda uma narrativa implícita no espaço que não é contada verbalmente mas graficamente.
O primeiro exercício é um exercício de descrição do espaço do quarto, devendo-se usar primariamente a linha para a sua concretização.
Sendo um exercício de espaço, o problema da escala está sempre presente, e para resolução deste problema, é necessário encontrar uma medida padrão. Essa medida padrão é sempre o homem, sendo que tudo é medido em função deste. As alturas das portas, a cama, as cadeiras são tudo em função da escala humana, e tem de se verificar qual as suas relações. Por exemplo, a altura de uma cadeira tem uma altura equivalente a um joelho, a porta pode ter uma altura de uma pessoa mais um palmo. Claro que podem haver variações, mas tem de ser conscientes.
Para a concretização do espaço tem de haver uma utilização de perspectiva controlada, preferencialmente uma perspectiva de cima, semelhante a uma axonometria. Sendo que as projecções axonometricas são paralelas e isto pode causar algum desconforto visual aconselha-se a introdução muito subtil de perspectiva.
Sendo a escala humana o inicio de toda a proporção do espaço, também se pode pensar que a escala da criança pode interferir no espaço (caso seja relevante)
Resumidamente, o importante é descrever bem o espaço para depois nos exercícios posteriores o poder desenvolver.EXEMPLOS DE ALUNOS
Carolina
Henrique Santos
Inês Caldeira
Patricia Cassis
Rita Pina
Vasco Mariano
Sem comentários:
Enviar um comentário