PRAZO
É para colocar o exercício A2 na drive partilhada até dia 16 de Março.
CONCRETIZAÇÃO
O objectivo deste exercício é aplicar os níveis de claro escuro no quarto criado em A1 fazendo uma vista interior do mesmo (uma vista em que se esteja dentro do quarto).
Podem-se adotar uma de duas maneiras de resolver o exercício: uma maneira mais explicativa, onde o line art é deixado e importa mais explicar o espaço do que a sua ambiência:
E outra maneira mais de ambiência, onde o claro-escuro desempenha um papel fundamental mesmo que isso signifique uma leitura pior em termos de informação de espaço:
SUGESTÃO DE TRABALHO
Para realização do exercício existem alguns factores a ter em conta. Primeiro de tudo escala humana e colocação da linha terra / ponto de fuga. Meter a linha terra num plano inferior à media para dar mais escala ao quarto, e desde logo usar a escala humana para nos apercebermos da altura/relações entre os elementos. Fundo cinzento neutro para poder puxar os níveis de claro-escuro para cima e para baixo.
Definir os espaços em termos de claro escuro geral. Atenção que aqui se vão definir as partes mais escuras de todas, assim como a mais clara de todas, nem uma nem outra devem ser branco, ou preto, pois assim podem-se usar os tons extremos para brilhos/luzes ou penumbra total/pormenores.
Realizar oclusão. Ver onde o ponto mais claro influencia o ambiente e o mais escuro que fica em penumbra.
Adicionar luz. Neste caso a luz natural vem da janela, mas o que ilumina o espaço é a projecção da luz na parede.
Depois é adicionar pormenores e elementos que faltem na cena.
EXEMPLOS DE ALUNOS
Bianca
Daniela Barros
Inês Caldeira
Inês Abreu
Patricia Cassis
Sara Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário